No 2 de Julho, ASSUFBA reafirma a defesa das universidades, dos(as) servidores(as) e do país

A luta do povo baiano foi reafirmada neste sábado, 2 de Julho, durante o desfile em comemoração à Independência da Bahia. Como tradicionalmente acontece, a ASSUFBA participou do cortejo e os Coordenadores do Sindicato e a categoria denunciaram os cortes no orçamento das universidades federais e ressaltaram a luta em defesa do serviço público, dos servidores e da democracia.

Nas ruas, o sentimento era de esperança por dias melhores. Ninguém aguenta mais o governo Bolsonaro, que tanto infelicita a população brasileira. O país está sendo sucateado. A derrota do presidente é a única saída para salvar o Brasil.

O Coordenador do Sindicato, Edgar de Jesus, reforçou a necessidade de defender o Estado Democrático de Direito e mudanças na correlação de forças do país. “É preciso dar um basta na maldade dos políticos que não gostam do povo, sobretudo, dos aposentados, que têm sofrido tanto com esse governo. Basta! Pelo fim do massacre ao serviço público e às universidades”.

O bloco da ASSUFBA foi um sucesso. Durante todo o percurso, a população parava para tirar fotos na faixa, aplaudia e engrossava o coro pelo Fora Bolsonaro. As camisas dos coordenadores estampavam o repúdio ao corte nos recursos das instituições federais de ensino. “A universidade é um centro de transformação, um local de produção de conhecimento, que se transforma em políticas públicas, em capital com poder e valor social e humanitário. Mas, esse lugar está sendo afetado pelo governo, que odeia a educação, o serviço público e o povo brasileiro”.

A categoria também fez questão de participar da mobilização. A servidora do COM-Hupes, Andreia Santos, disse que voltar ao 2 de Julho – após a suspensão do desfile por conta da pandemia – é um ato de resistência. “Nós da saúde continuamos na luta para não perder mais direitos, diante da conjuntura política do Brasil”.

Para o Coordenador José Carlos Andrade a sociedade em geral também tem de se mobilizar. “Precisamos resistir porque o governo corta direitos, tira recursos da saúde e da educação e quer destruir o país. Hoje reafirmamos a nossa resistência”.   

O desfile cívico, que contou com participação de diversas lideranças políticas e movimentos populares, foi mais uma oportunidade de a sociedade demonstrar que quer mudanças para o Brasil. “Estamos aqui celebrando a consolidação da proclamação da Independência do Brasil na Bahia. Estar com os trabalhadores das universidades federais, em sintonia com essa manifestação, que teve a presença do presidente Lula, é muito gratificante. Hoje, o sol brilha mais do que o primeiro e com tiranos não combinam brasileiros corações. Vida longa à luta da classe trabalhadora às universidades”, exclamou o Coordenador da ASSUFBA, Antonio Bomfim.