No Brasil, 13.297 vivem em áreas consideradas de riscos

De acordo com a Pesquisa do Serviço Geológico, apenas no Brasil, 3,9 milhões de pessoas vivem em 13.297 áreas de risco, quatro mil localidades são classificadas como de “risco muito alto” e  9.291 “risco alto” de inundações e deslizamentos. O fator geológico de relevo é um dos motivos do país está assim. 

Além disso, o mapeamento feito pelo SGB envolve municípios nos estados mais afetados (Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo) e também a população, justamente porque têm o maior número de cidades mapeadas em comparação com outros estados. Outrossim, são estados que têm áreas hidrográficas consideráveis, rios importantes e terrenos ocupados nas margens desses rios, com isso, a população sofre  com os eventos de inundação. 

O Serviço Geológico do Brasil disponibilizou o mapa online para prevenção de desastres, que tem como função apresentar a localização e algumas características de áreas propensas a serem afetadas por eventos diferentes de natureza geológica.  O mapa é feito para caracterizar as áreas sujeitas a perdas ou danos decorrentes da ação de eventos de natureza geológica.