No primeiro ano de governo Bolsonaro, diversas categorias não tiveram reajuste real nos salários

Com o governo de Jair Bolsonaro, trabalhadores de diversas categorias não tiveram reajuste real nos salários. Informações da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), com o levantamento Salariômetro, revelam que de 49 categorias com negociações salariais realizadas em 2019, 20 se mantiveram na inflação, sem perdas nem ganhos.

O reajuste real salarial é aquele em que o valor fica acima da inflação. Em 2018, de acordo com a Fipe, a taxa de categorias com reajuste maior do que a inflação foi de 75,5%. A queda do ganho real reflete a incapacidade de Bolsonaro de reagir diante a crise iniciada em 2016, com a derrubada de Dilma Rousseff da presidência.

Desemprego elevado e informalidade batendo recordes ilustram o cenário atual do mercado de trabalho. Após a reforma trabalhista, em vigor desde 2017, acordos e convenções foram reduzidos em quase 16%. Entre as categorias que tiveram reposição abaixo da inflação estão: trabalhadores do agronegócio da cana-de-açúcar (1,07%); empregados domésticos (0,44%); profissionais de lavanderias (0,11%).