No SUS, mulheres pretas e pardas são a maioria dos usuários

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre as 17,3 milhões de pessoas que utilizaram o Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos seis meses de agosto do ano passado, 69,9% eram mulheres;  60,9%, pretas ou pardas; 65%, tinham cônjuges; e 35,8%, 40 a 59 anos de idade. Os resultados são da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 (PNS), divulgada nesta quarta-feira (21/10).

No SUS, os usuários utilizaram o serviço de Atenção Primária à Saúde (APS), primeira porta de entrada, que realiza atendimentos básicos. Os entrevistados avaliaram em uma escala de 0 a 10, 5,9 para o atendimento. Segundo o IBGE, os resultados sobre o perfil do público aponta para aspectos sociais e estruturais. 

Segundo o Instituo, o fato “pode estar relacionado com aspectos culturais e estruturais de uma sociedade em que as mulheres ainda são as principais responsáveis pelos cuidados da família e pelos cuidados da própria saúde, incluindo a reprodutiva, o que pode levar a um nível maior de cadastramento e utilização por elas nas unidades de saúde”.