Nota de Pesar: Professor Mahomed Bamba

É com imenso pesar que a Assufba Sindicato informa o falecimento do professor Mahomed Bamba, da Faculdade de Comunicação da UFBA e presta suas condolências aos familiares e amigos.

Mahomed Bamba – Professor Adjunto da FACOM

O docente que tinha 48 anos, faleceu na madrugada desta segunda-feira (16/11), às 00h28, de falência múltipla dos órgãos, em razão de uma infecção generalizada. Bamba tinha feito um procedimento cirúrgico por conta de neoplasia maligna detectada no fígado.

Sobre o docente
Mahomed Bamba nasceu na Costa do Marfim, onde graduou-se em Letras na Université Nationale d´Abidjan, em 1992.  Era mestre em Lingüística Geral e Semiótica (1997) e doutorado em Cinema e Estética do Audiovisual (2002) pela USP (niversidade de São Paulo).  Desde 2009 era professor adjunto I na Faculdade de Comunicação e ministrava a disciplina História do Cinema II, também atuava no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PÓSCOM) da Universidade Federal da Bahia.

Era pesquisador, atuando nas seguintes áreas: Teorias da Recepção Cinematográfica; História dos Cinemas Africanos e das Diásporas; Teorias do Cinema Transnacional; Cinema e Identidades plurais; Semiologia e Narratologia do Cinema.  Na Bahia, o Bamba também integrou os quadros da Faculdade Dois de Julho, FIB e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Em luto pela morte do professor, a Faculdade de Comunicação suspendeu todas as suas atividades nesta segunda e terça-feira (16 e 17/11).

O sepultamento de Mahomed Bamba, acontecerá no cemitério Jardim da Saudade, Capela F, as 10h:30min desta terça-feira dia 17/11/2015.

Com informações da Faculdade de Comunicação da UFBA