NOTA PÚBLICA DA COORDENAÇÃO DA ASSUFBA

REUNIDA EM 09 DE FEVEREIRO DE 2018

Tendo sido notificada da agressão sofrida pelo Coordenador de Comunicação e Imprensa da Assufba Sindicato, Francisco Vilares Pinheiro, a Coordenação da Assufba Sindicato vem considerar que:

1 – O “Espaço Universitário” no carnaval é uma ação de extensão da UFBA, tendo sua responsabilidade entre a instituição universitária e a ASSUFBA SINDICATO.

2 – A segurança do evento é de responsabilidade da empresa contratada para a sua organização.

3 – Durante a noite de quinta-feira, dia 08 de fevereiro de 2018, 15 (quinze) Coordenadores da Assufba Sindicato estavam no local, e o baile ocorreu em total normalidade.

4 – Na madrugada do dia 09 de fevereiro de 2018, às 03:30h, no encerramento das atividades, já com o aviso de fechamento dos portões, aconteceu o fato envolvendo a segurança contratada, na portaria do Espaço Universitário, com o Coordenador de Comunicação, Francisco Vilares Pinheiro.

5 – O Coordenador de Esporte e Cultura da Assufba Sindicato, Mario Sérgio, responsável pelo gerenciamento do evento, interveio no conflito, impedindo a inaceitável tentativa de expulsão do Coordenador Francisco Vilares Pinheiro. Após pacificado o conflito, Mario Sergio comunicou verbalmente aos envolvidos que a Coordenação da Assufba Sindicato, em reunião, tomaria as medidas cabíveis visando a apuração dos fatos.
A Coordenação da Assufba Sindicato, reunida no dia 09 de fevereiro de 2018 às 17:00h resolve:

a) Exigir da empresa responsável pelo evento, o afastamento imediato dos seguranças envolvidos na agressão.

b) Garantir total apoio jurídico e solidariedade ao Coordenador de Comunicação, agredido ao final do evento.

A Coordenação da Assufba Sindicato envidará esforços para que o Espaço Universitário continue sendo um ambiente democrático, acolhedor e de convivência de toda a comunidade universitária.

Atenciosamente,

Aída Maia, Renato Jorge, Simone Coité, Nadja Rabello, Valmiro dos Santos, Eliete da Silva, Edson Borba, Paulo Cesar Vaz, Francisco Vilares, Dolores de Brito, Devanice Guimarães, Mário Sergio, Antônio Valter Almeida.