Notícias sobre o Brasil no exterior são majoritariamente negativas, segundo pesquisa

Com Jair Bolsonaro como presidente, a imagem do Brasil no exterior não é positiva. Conforme levantamento realizado pela consultoria Curado & Associados, especializada em gestão de imagem, o país vive uma “crise de reputação”.

De acordo com o estudo, 92% de 1.179 textos estrangeiros publicados sobre o Brasil, durante 2020, apresentaram teor negativo quanto à gestão do presidente Jair Bolsonaro.

O resultado da consultoria foi de -3,38. Tecnicamente, a análise chegou em um índice de imagem, que varia entre -5 a +5. É considerado crise de imagem, segundo a instituição, quando o indicador está abaixo de -2.

Foram analisados textos de sete veículos internacionais, como: The New York Times e The Washington Post (Estados Unidos), The Guardian e The Economist (Inglaterra), El Pais (Espanha), Le Monde (França) e Der Spiegel (Alemanha).

Ao longo do estudo, a classificação da imagem do governo brasileiro foi de “incompetente” e “vulnerável”. Em relação a ética, prevaleceu na média de 20% das participações como “irresponsável”. Das 1.179 matérias publicadas, 1.088 foram negativas (92%) e 91 positivas (8%). Entre as negativas, 52% estavam relacionadas à gestão da pandemia.