Nova gestão da ASSUFBA Sindicato se reúne em primeira audiência solicitada pela reitoria da UFOB

Na última sexta-feira (10/03) a nova coordenação eleita da ASSUFBA Sindicato, a convite do Reitor, prof. Jacques Miranda, realizaram uma reunião virtual para tratar da eleição para reitoria da UFOB (gestão 2023-2027); aniversário de 10 anos da universidade e estratégia para consolidação dos campi e expansão.

Prof. Jacques abriu o debate falando sobre a Consulta Pública para Reitor(a) e Vice-reitor da UFOB, que acontece no segundo semestre deste ano. Com o envolvimento das categorias, o Reitor espera contar com a experiência do Sindicato na organização da Consulta. Pelo cronograma da UFOB, a Lista Tríplice será formada pelo CONSUNI em junho.

O Coordenador Geral, Renato Jorge, falou da importância da comunidade no processo de consulta e em especial a participação dos estudantes na construção de todo processo: “é fundamental para que possam se organizar, trazer o debate, discutir, o conjunto de questões que garanta a permanência deles na instituição.

A servidora da UFOB e ex-coordenadora do Sindicato, Simone Coité, recordou que na última Consulta a ASSUFBA se envolveu muito para que aquele momento fosse de fato democrático: “participamos desde a organização, dos debates, sempre presentes na comissão. Da nossa parte com certeza, como já foi sinalizado pelo nosso coordenador geral, temos sim interesse de participar desse debate”. Ela se colocou à disposição para participar da comissão que vai organizar a Consulta.

O Coordenador de Comunicação, Antonio Bomfim, trouxe para o debate a discussão sobre a legislação, que ainda é muito restritiva: “realizamos essas consultas à luz de uma norma que é remanescente do governo de Fernando Henrique, que temos que jogar por terra, e procurar orientação na Andifes, para convencer a buscar a se aproximar minimamente do que acontece nos institutos federais”, pontuou.

Para Renato, diante desse assunto, o maior desafio é criar espaços de convivência para que se possa construir uma liga entre técnicos, discentes e docentes. Em concordância com esse assunto, o Reitor aproveitou para falar do intenso planejamento de consolidação e processo de expansão dos campi da UFOB.

O último orçamento para fins de investimento na universidade foi menor do que nos últimos 4 anos. A reitoria espera para esses próximos anos, uma sensibilização do MEC em particular para mudar esse cenário. Mas antes, Jacques salientou que é preciso construir estratégias para a consolidação dos campi: “mesmo tendo a consulta próxima, caminhamos também numa discussão ao longo deste ano na reelaboração do nosso PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional).

O aniversário dos 10 anos da UFOB também foi ponto de pauta. A reitoria está preparando a celebração, que vai contar com atividades esportivas, apresentações, confecções de arte, jogos e atividades culturais.

Controle de Frequência e PDG

O Coordenador Geral, Edinelvan Lima aproveitou a oportunidade para introduzir o debate sobre o PDG (Programa de Gestão), discussão que está sendo feita pelo Sindicato com todas as cinco universidades (UFBA, UFRB, UFOB, UNILAB e UFSB). Ele expôs o andamento nas universidades e cobrou ao reitor qual era o posicionamento dele sobre o tema e como está o andamento na UFOB.

De acordo com o prof. Jacques, o PDG está requerendo bastante atenção da administração, principalmente porque está acontecendo diversas mudanças, como a transição de governo. Ele deixou claro que possui a mesma visão da ASSUFBA, em que o PDG não pode trazer prejuízos para os trabalhadores. A universidade está aguardando a definição da nova proposta que está vindo do governo, e consequentemente, em breve, será introduzida a discussão para o CONSUNI, mas isso só irá ocorrer também, depois de um amadurecimento sobre o tema nas bases.

Adelmária Ione, coordenadora da pasta de Formação Sindical pediu ao reitor para que pudesse encaminhar a proposta do PDG que já existe para a ASSUFBA ler e fazer um acompanhamento. A orientação é que se tenha um resolução de PGD em consonância com o PCCTAE sem nenhum tipo de prejuízo para os trabalhadores(as) e ao mesmo tempo atenda os interesses da universidade contribuindo com excelência na prestação dos serviços públicos para a comunidade.

A discussão também trouxe à tona o uso do ponto eletrônico pelo sistema SISREF. Simone lembrou que esse sistema usado pela UFOB para fazer o Controle de Frequência, tem dado ‘dor de cabeça’ entre os servidores, com alguns prejuízos e situações já registradas pelos servidores. O Reitor concordou com as ponderações feitas por ela, Rony e Edinelvan e se comprometeu em criar uma Comissão de Avaliação para tratar do SISREF.

Renato sugeriu que seja feita também uma roda de conversa para tratar do PDG e Teletrabalho na UFOB junto com a participação da reitoria. O coordenador Rony Keito será uma ponte essencial durante todo esse processo de ajustes que precisam ser feitos na consolidação da agenda entre a ASSUFBA e a UFOB.