Novembro Azul: ASSUFBA chama atenção para o mês de conscientização sobre a saúde do homem

Com o objetivo de alertar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Coordenação de Saúde do Trabalhador da ASSUFBA chama a atenção da categoria para a campanha Novembro Azul. Segundo o coordenador Giancarlo Damiani, a estimativa do Inca (Instituto Nacional de Câncer) é de 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Significa um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.

 O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, só perde para o câncer de pele. Por dia, 42 homens morrem em decorrência da doença e quase 3 milhões vivem com ela.

 Apesar de pode surgir em homens mais jovens, o câncer de próstata é mais comum após os 65 anos. Algumas doenças surgem de forma silenciosa, por isso, o Coordenador de Aposentados, Edgar de Jesus, afirma que garantir o cuidado e atenção ao idoso é a melhor medida de prevenção. Ele conclama todos os aposentados e visitarem o médico regularmente.

 Por preconceito, vergonha ou desconhecimento, muitos homens não visitam o médico regularmente e deixam de fazer o exame de próstata. Mas, o Sindicato alerta que, quanto mais cedo a doença for descoberta, maior a chance de cura. O check-up é a melhor forma de prevenir doenças.

Se cuidar é necessário. A prevenção salva vidas.