Novembro Azul: ASSUFBA incentiva a campanha de combate ao câncer de próstata

O Novembro Azul busca conscientizar os homens a respeito da importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além da necessidade de cuidados integrais com a saúde. A ASSUFBA apoia a campanha e lembra à categoria que a doença é a segunda mais comum entre o sexo masculino na terceira idade. Aproximadamente 75% dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.

Os homens devem deixar o preconceito de lado e realizar exames preventivos regularmente. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa é de 65.840 de novos casos em 2020. Além disso, de acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer, com dados disponibilizados pelo SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade) do Ministério da Saúde, em 2018, no Brasil, 15.576 homens morreram em decorrência do avanço do câncer de próstata. 

Para o Sindicato, os homens devem deixar o preconceito de lado e buscar o médico como forma de prevenção. O Inca preconiza que a partir dos 45 anos os homens devem procurar fazer exames preventivos para detecção do câncer de próstata. 

Se ligue nos fatores preventivos:

-Prática de atividade física, manutenção do peso corporal adequado, evitar o fumo e derivados do tabaco e o consumo de bebidas alcoólicas;

-Higienização íntima e observação do órgão genital;

-Uso de preservativo;

-Busca de avaliação médica periódica e de avaliação médica específica na primeira percepção de sinais e sintomas suspeitos.