Novembro Azul: mais de 68 mil casos devem ser diagnosticados este ano, diz Inca

A ASSUFBA Sindicato adere à campanha Novembro Azul, que busca a conscientização de homens sobre a prevenção do câncer de próstata. O Inca (Instituto Nacional do Câncer) estima que 68.220 novos casos devem ser diagnosticados este ano, equivalente a sete diagnósticos por hora.  

O Novembro Azul ainda serve como um período de maior alcance das informações à respeito de mais outras doenças na próstata: A Prostatite (inflamação) e a Hiperplasia (aumento) Prostática Benigna (HPB). Essas patologias podem ser identificadas e diagnosticadas com o exame de toque retal e com a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue.

A orientação é que homens a partir dos 50 anos comecem a se consultar anualmente com urologista.  Aqueles que têm casos de câncer de próstata registrados em parentes próximos precisam procurar um especialista mais cedo, pois estão no grupo de risco, assim como homens negros que, segundo dados, costumam registrar a doença mais cedo.

A doença ao ser identificada precocemente, pode ser tratada de forma eficaz. Há casos em que se deve ficar em acompanhamentos ou “vigilância acompanhada”, como chamam os especialistas.

O tratamento mais recomendado é o chamado “tratamento ouro”, em que se faz a cirurgia e as possibilidades de cura são maiores. Radioterapia e tratamento hormonal também são utilizados para combater o câncer de próstata.

Em fases mais avançadas, o câncer também é tratado com o bloqueio da ação da testosterona. O hormônio é responsável pela “alimentação” da próstata.

O que é o câncer de próstata

O câncer é um tumor maligno que atinge cerca de 16% dos homens  e a frequência aumenta com a idade. Os sintomas nem sempre aparecem ou seja, a doença por muitas vezes é assintomática, o que pede ainda mais reforço e vigilância dos homens.

Muitos pacientes quando apresentam incômodos, os sintomas são semelhantes ao crescimento benigno da próstata (HPB).

Sobre as outras doenças

A Prostatite é uma inflação que chega a atingir 30% dos homens. A doença não costuma registrar sintomas, mas quando eles aparecem, os mais comuns são: ardor ou queimação ou um desconforto junto ao orgasmo, esperma de cor amarelada, vontade frequente de urinar.  O tratamento usual é feito com antibiótico recomendado pelo especialista e costuma ser utilizado pelo paciente por um período mais longo que o habitual.

Hiperplasia prostática benigna (HPB)

É o tumor benigno que é mais frequente quanto maior for a idade do paciente e chega a atingir quase 70% dos homens acima dos 70 anos.

Os sintomas comuns da HPB é a dificuldade de passagem da urina.  É frequente que homens acometidos pela enfermidade apresentem vontade de urinar diversas vezes durante a noite, aumento da frequência de idas ao banheiro durante o dia, demora para iniciar a micção, diminuição da força e calibre do jato urinário e sensação de urgência para urinar.

O tratamento costuma ser feito através de remédios que melhoram os sintomas que a obstrução produz ou medicamentos que bloqueiam o crescimento da próstata.

A cirurgia é recomendada quando o tratamento de combate aos sintomas não funciona de forma eficaz ou quando a obstrução já alcança um estágio mais avançado