Número de mortes em decorrência da Covid-19 ultrapassa 700 mil mortos no Brasil

O número de mortes em decorrência da Covid-19 ultrapassou oficialmente a marca de 700 mil. Destes, 693 mil vítimas faleceram durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Se não fosse pela irresponsabilidade da ausência de resposta e a negação da ciência por seu grupo político, o Brasil não estaria nesta situação. 

De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil era o segundo país com mais mortes no mundo. Agora ocupa a quinta posiçãol. Com as vacinas, o cenário está parcialmente sob controle, pois foram reduzidas drasticamente as mortes e casos graves da doença. Por isso é necessário tomar as doses de reforço, em especial com os imunizantes bivalentes.

A vacinação é chave para entender a redução das mortes. Se durante os piores dias da pandemia, o Brasil tivesse adotado uma postura de responsabilidade científica, os óbitos poderiam ser evitados. É importante que mesmo que a situação já tenha melhorado, os cuidados ainda permaneçam. A vacina salva vidas.