OMS afirma que Brasil é o país mais afetado da America do Sul por Covid-19

A América do Sul se tornou o novo epicentro da pandemia de Covid-19 com ressalva para o Brasil, que é o mais afetado dos países. A declaração foi dada pelo diretor do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan.

“De certa forma, a América do Sul se tornou um novo epicentro para a doença, vimos muitos países sul-americanos com aumento do número de casos, e claramente há preocupação em muitos desses países, mas certamente o mais afetado é o Brasil neste momento”, declarou Michael Ryan.

“Em termos de resposta, nossos colegas na Opas [braço da OMS nas Américas] estão fornecendo ajuda direta ao governo e a muitos dos estados que estão sendo duramente afetados, incluindo o Amazonas”, afirmou o representante da OMS.

O diretor ainda falou sobre as regiões e estados mais afetados no país. “A maioria dos casos é da região de São Paulo, mas também Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas, Pernambuco estão sendo afetados. Mas em termos de taxas de ataque, as mais altas estão, na verdade, no Amazonas: cerca de 490 pessoas infectadas para cada 100 mil habitantes, que é uma taxa de ataque bem alta”, disse Ryan.

 

Foto: Christopher Black/OMS