Paralisação dia 19 de março: pela valorização dos serviços e servidores públicos!

Cansados de tanta enrolação do governo federal em responder suas reivindicações, servidores públicos federais de todo Brasil vão cruzar os braços na próxima quarta-feira (19). O SINASEFE, que aprovou a participação na mobilização em sua 120ª PLENA, também fortalece o movimento.

A luta histórica pela data-base no segmento dos SPF e a antecipação da parcela do reajuste salarial prevista para 2015 são alguns dos itens econômicos reivindicados neste ano. O objetivo, novamente, é buscar avançar na luta por uma política salarial com a correção de perdas, incorporação das gratificações e reposição inflacionária. Exigindo, ainda, mais investimento nos serviços públicos como saúde, educação, moradia, transportes etc.

São mais de 30 entidades classistas de diversos segmentos da categoria que participam do Fórum de Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, engrossando as fileiras da luta por serviços públicos de qualidade e valorização dos trabalhadores.

Histórico

Diante dos inúmeros ataques que sofremos, como a Ebserh e a Funpresp, e do arrocho cada vez maior nos salários, além da incisiva criminalização dos movimentos articulada pelo Estado, a mobilização dos servidores em 2014 começou logo em janeiro (confira nosso Boletim nº 544).

No dia 5 de fevereiro, pressionado pelos servidores durante ato em Brasília-DF, o Ministério do Planejamento recebeu representantes da categoria para ouvir nossa pauta de reivindicações, quando se comprometeu a encaminhar resposta antes do Carnaval. E cadê essa resposta? Leia mais sobre a reunião e o ato.

No entanto, a falta de respostas comprovou, novamente, o desrespeito do governo Dilma, que destina cada vez menos recursos e atenção para os serviços públicos. Os trabalhadores, que estão há mais de três anos sem reajustes salariais concretos, têm distorções nos pisos das carreiras que chegam a um abismo de 600%.

É por entender que essa realidade da categoria precisa de mudanças verdadeiras que os servidores se mobilizam. Para o SINASEFE, o caminho da mobilização permanente e das lutas é o mais adequado para buscar a garantia dos nossos direitos.

Calendário

Ainda na quarta-feira (19), após o ato que acontecerá em Brasília-DF, será realizada uma reunião ampliada do Fórum de Entidades, que, dentre outras tarefas, deve lançar uma carta aberta à população com intuito de dialogar sobre a falta de políticas sociais do governo para o serviço público.

Na sexta-feira (21), será realizada em São Paulo a reunião ampliada da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas. No dia seguinte (22), o Encontro do Espaço Unidade e Ação. E no domingo (23) o 1º Encontro Nacional de Negras e Negros da CSP-Conlutas. Esses três eventos contarão com a participação do SINASEFE. Leia mais aqui.

Pauta de Reivindicações

 Definição de data-base (1º de maio);

 Política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações;

 Cumprimento por parte do governo dos acordos e protocolos de intenções firmados;

 Contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores;

 Retirada dos PL, MP e Decretos contrários aos interesses dos servidores públicos;

 Paridade e integralidade entre ativos, aposentados e pensionistas;

 Reajustes dos benefícios;

 Antecipação para 2014 da parcela de reajustes prevista para 2015.

Fonte: www.sinasefe.org.br