Parlamentares pedem socorro a OMS, ONU e CIDH contra caos da gestão Bolsonaro diante da covid-19

Parlamentares do Psol entraram com denúncia junto à Organização Mundial da Saúde (OMS) contra o governo do presidente Jair Bolsonaro pela condução desastrosa do Brasil ante a pandemia. O documento pede ações em âmbito internacional para socorrer o povo brasileiro. 

Entre os pedidos, por exemplo, que os órgãos pressionem Bolsonaro a parar de “difundir, por meios oficiais ou pessoais, informações falsas ou manipuladas” sobre a covid. Assinam o documento as deputadas federais Sâmia Bomfim (SP), Fernanda Melchionna (RS), Vivi Reis (PA) e o também deputado federal David Miranda (RJ). 

O pedido é endereçado ao presidente do Conselho Executivo da OMS, Harsh Vardhan, ao vice-presidente do Conselho Executivo da OMS, Ahmed Mohammed Al Saidi, e ao diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Também receberam a denúncia a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e o Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos

A própria OMS considera que a conduta de Bolsonaro no enfrentamento à covid representa um risco para todo o mundo. A gestão errática do bolsonarismo, que rejeita a ciência, leva o país a poucos dias de chegar à triste marca de 300 mil mortos por covid. Trata-se do epicentro global da doença, onde ocorrem mais de 20% das mortes diárias de todo o mundo.

 

Fonte: Rede Brasil Atual