PCdoB homologa candidatura de Alice e apresenta chapa de candidatos a vereador

Foi dada a largada. Primeiro partido a lançar oficialmente sua candidatura ao Thomé de Souza, o PCdoB realizou sua convenção neste domingo (17/6), quando confirmou o nome de Alice Portugal para concorrer à prefeitura da capital baiana e apresentou uma chapa de 65 candidatos à Câmara Municipal de Salvador. O evento, que contou com coletiva de imprensa e ato político, recebeu líderes de diversos partidos, sinalizando possíveis alianças e o respeito à decisão de lançar nome próprio e expor a diversidade de ideias sobre a cidade.

Foto: Américo Barros

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, ressaltou a qualidade do quadro que seu partido oferece à cidade “Alice é uma destacada parlamentar e tem em Salvador sua principal base política”, disse acrescentando que a candidatura é promissora e com chances, inclusive, de chegar ao segundo turno. Entre as demais lideranças partidárias que compareceram, estiveram presentes a senadora Lídice da Mata (PSB), o deputado estadual Deraldo Damasceno (PSL), os deputados federais Maurício Trindade (PR) e Antônio Brito (PTB).

O principal desejo do partido agora é avançar nas conversas em torno de alianças. De acordo com Alice Portugal “a ideia de se ter um outro bloco [com partidos da base de Dilma e Wagner] é para se diversificar esse conjunto de opiniões e propostas que beneficia a cidade”, explicou a candidata. Alice também afirmou que seu projeto é “vencer para transformar” e que, caso seja eleita, a primeira coisa a fazer é ouvir a cidade, empossar o conselho da cidade, auditar as contas da prefeitura e dialogar com empresário, estudantes, trabalhadores e trabalhadoras.

Câmara Municipal

Além do nome para a disputa majoritária, o PCdoB também apresentou 65 postulantes à Câmara Municipal. O presidente da legenda em Salvador, Geraldo Galindo fez questão de destacar a foça da chapa de candidatos a vereadores dizendo ser bastante representativa. “É uma chapa que reafirma nossa tradição nos movimentos sociais e comunitários, reúne as forças das mulheres da juventude e dos trabalhadores em diversos setores da cidade”, explicou.

Foto: Américo Barros

O dirigente sindical, liderança dos trabalhadores das universidades federais na Bahia, Renato Jorge, será um dos que concorre a uma cadeira na Câmara Municipal. Para ele, o maior desejo é resgatar o povo da triste condição em que a cidade se encontra. “O PCdoB lança uma candidatura preparada para transformação que Salvador precisa. Salvador é uma cidade desigual. São duas Salvador e nós queremos unificar a cidade, dando qualidade de vida e acesso à políticas públicas decentes de saúde, educação e moradia para os que vivem nela. Portanto, é um dia muito feliz em que pudemos lançar uma candidata da qualidade de Alice e ter nosso nome colocado à disposição do povo desta cidade para imprimir as mudanças que Salvador precisa”.