PEC que extingue a Unicidade Sindical já tramita na CCJC

 A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 196/2019) já tramita pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), de autoria do deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM). Na última quarta-feira (11/12), foi aprovado um requerimento de inserção extra pauta da PEC.

Entre outras mudanças, a PEC altera o artigo 8° da Constituição e acaba com a Unicidade Sindical. Diversas lideranças sindicais do país já se posicionaram contrários a Proposta do amazonense, entre elas estão a CTB, CSB, Nova Central, além também do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FSM), e outras.

Conforme define resolução política aprovada na 21ª Reunião da Direção Executiva da CTB o pluralismo que Jair Bolsonaro pretende impor tem “o óbvio propósito de dividir, pulverizar e debilitar ainda mais o movimento sindical e o povo trabalhador, de modo a facilitar sua obra de destruição das conquistas e direitos da nossa classe. O momento exige um esforço redobrado para a sobrevivência e o fortalecimento das organizações sindicais, que caminham lado a lado com as conquistas e os direitos trabalhistas”.

 

Com informações da CTB