Pedidos de aposentadoria de servidores públicos são menores em quatro anos

Depois da reforma da previdência, os pedidos de aposentadoria por servidores públicos federais registrado entre janeiro e abril de 2020 é o menor dos últimos quatro anos. Os dados foram divulgados na quarta-feira (24/06) em levantamento do Metrópoles, com base em dados compilados pelo Painel de Estatística de Pessoal (PEP), plataforma do Ministério da Economia.

De acordo com a reportagem, no primeiro quadrimestre de 2020, 7.110 empregados públicos deixaram os quadros de órgãos e autarquias federais. O índice é 54% menor que o registrado no mesmo período de 2019, quando 15.293 servidores deixaram o funcionalismo.

Um fenômeno que pode explicar esses dados, foi a tramitação e aprovação da Reforma da Previdência no Congresso em 2019, que alavancou os pedidos de aposentadoria, já que as regras ficaram mais duras.

As regiões Sudeste e Nordeste são as que mais tiveram aposentadorias de servidores federais. O empregados do sexo masculino foram os que mais deixaram de trabalhar (52,8%). Ao todo, o governo federal tem pouco mais de 600 mil servidores.