‘Pelo que tudo indica, não teremos reajuste este ano’, diz Bolsonaro sobre servidores

O presidente Jair Bolsonaro admitiu nesta terça-feira que “pelo que tudo indica” não será possível conceder reajuste salarial para os funcionários públicos neste ano. Bolsonaro havia prometido um aumento salarial para todos os servidores, mas vinha tendo dificuldades em encontrar espaço no Orçamento para a medida.

— Lamento, pelo que tudo indica, não será possível dar nenhum reajuste para o servidor no corrente ano. Mas já está na legislação nossa, mandado para Parlamento, LOA etc, que para ano que vem teremos reajustes e reestruturações — disse o presidente, em entrevista ao SBT News.

Bolsonaro afirmou que o Orçamento é “bastante pequeno” e que ele daria um aumento “agora” se alguém apontasse uma sobra de dinheiro.

— Qual o problema nosso? Nós temos um Orçamento bastante pequeno. Se alguém achar, “olha, está dinheiro sobrando aqui”, eu dou reajuste agora.

O governo federal havia reservado R$ 1,737 bilhão no Orçamento de 2022 para a reestruturação de carreiras do serviço público. Entretanto, na segunda-feira esse valor foi utilizado para abater do montante total que precisa ser contingenciado dos ministérios.

Fonte: O GLOBO