Penúltimo dia do I ENCONASSUFBA reúne lideranças nacionais para discutir a Conjuntura e as Reformas Administrativa e Sindical

A luta não para nem em tempo de celebração. O quarto dia do I ENCONASSUFBA, realizado nesta quinta-feira (10/12), teve como pauta a Conjuntura Nacional: Reformas Administrativa e Sindical e os impactos nos serviços públicos. O Coordenador Geral do Sindicato, Renato Jorge, foi o mediador da mesa. Como de costume, o evento contou com a participação da categoria TAE.

O evento fez parte de mais um dia de comemorações pelo aniversário de 40 anos da entidade. Renato Jorge abriu os trabalhos agradecendo a participação dos integrantes da mesa durante a tarde desta quinta-feira, além de informar que durante a pandemia as atividades virtuais têm sido “constantes entre nós, sindicalistas, para debatermos a conjuntura nacional”.

“Há um crescimento mundial de líderes políticos de direta, assim como está ocorrendo no Brasil. Um dia como este, de debate e reflexão sobre a quadra política, serviu muito para estudarmos a conjuntura”, pontuou Renato.

 

Ex-Coordenadora da ASSUFBA e hoje Deputada Federal, Alice Portugal participou de mais um de Encontro. A parlamentar foi categórica em sua explanação: “As intervenções estão ocorrendo antes mesmo da aprovação da Reforma Administrativa. Este é o momento de mobilização nas redes. Nas ruas, assim que a pandemia deixar”.

 

 

Convidado especial da mesa, o representante do DIAP, Marcos Verlaine, realizou uma apresentação sobre o atual cenário do país a respeito das Reformas Administrativa e Sindical, que ameaçam a prestação de serviço público à população e a existência da organização sindical. 

“Precisamos deste debate. Um dos aspectos que indicam esta necessidade é a queda do PIB, por exemplo”, comentou Verlaine sobre o Relatório de Mercado Focus, que previa o Produto Interno Bruto brasileiro para 2020 menor que os 5% anteriores, agora 4,81%. Outros pontos comentados pelo analista político foram o auxílio emergencial, o crescimento do desemprego, o discurso distorcido do governo sobre os servidores e o objetivo do governo neoliberal de Jair Bolsonaro. 

 

 

O Presidente da CTB Nacional, Adilson Araújo, frisou que é necessário o pensamento coletivo da iniciativa das discussões, para que “sirva com condições no mundo atual para revitalizar o nosso direito a democracia e a vida”.

Já o representante da FASUBRA, João Paulo Ribeiro, lembrou da atuação dos profissionais Técnico-Administrativos em Educação e de demais áreas ao longo da pandemia da Covid-19. “Os trabalhadores do serviço público salvaram vidas, sem eles, esse vírus teria matado muito mais pessoas. É nosso dever defender o serviço público, já que os integrantes deste governo não o conhecem”.

Ainda durante a apresentação de Verlaine, a categoria foi contemplada com dados e informações cruciais que demonstram o descaso deste governo com as necessidades do povo brasileiro. “É preciso acabar com esses mitos”, alertou Verlaine sobre o discurso mentiroso do governo Bolsonaro sobre o setor público. “Sempre o associam à corrupção, quando na verdade o setor privado possui muito mais casos de corrupção”.

Sobre a Reforma Sindical, Verlaine pediu atenção à categoria, uma vez que a organização sindical está em risco. “Querem proibir a criação de sindicatos e dificultar a negociação coletiva obrigatória também no serviço público”.

 

 

Os participantes da mesa reforçaram o discurso atencioso de Verlaine, e lembraram aos servidores que desde o momento que a Constituição Cidadã foi criada, em 1988, eles são alvos de ataques. “O desmonte dos serviços começou já com o governo Collor, em 1990. Precisamos defender a democracia e não deixar que a história do Brasil seja esquecida”, disse João Paulo.

Assim como os demais convidados, Adilson ressaltou a importância do evento realizado pela ASSUFBA e frisou: “Precisamos de mais vozes nesta dinâmica virtual”. Enquanto Verlaine pontuou que o Sindicato tem feito “um belo papel com essas celebrações com temas relevantes para a categoria”.

 

 

Ao final, o Coordenador Geral da ASSUFBA agradeceu a presença da mesa e da categoria que acompanhou por mais de 3h a reunião pelo Zoom, além de convidar a todos e todas para o último dia do I ENCONASSUFBA, na próxima quinta-feira (17/12), também transmitida pelo Facebook da entidade.

Perdeu algum momento da mesa Conjuntura Nacional: Reformas Administrativa e Sindical e os impactos nos serviços públicos? Confere aqui embaixo na íntegra: