Percentual de endividamento das famílias brasileiras tem aumento no mês de novembro

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou, nesta quinta-feira (5/12), pesquisa que aponta as taxas de famílias endividadas no país. No total, o percentual de famílias com dívidas subiu para 65,1% em novembro.

Nesse percentual estão incluídas dívida de cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, crédito consignado, crédito pessoal, carnê de loja, prestação de carro e prestação de casa. Em outubro, 64,7% famílias possuíam alguma dessas dividas.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) comparou também com o percentual de novembro do ano passado. Foram 60,3% do total de famílias.  

As famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e, consequentemente, continuaram inadimplentes, tiveram um aumento mensal de 10,2% em novembro, em comparação de 10,1% em outubro.

O principal causador das dívidas, segundo a pesquisa, foi o cartão de credito, em primeiro lugar com a taxa de 78,8% das famílias endividadas.