Pesquisa revela que 47% da população no semiárido está em situação de fome

Pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSSAN) mostra que, no semiárido brasileiro, aproximadamente 47% da população está em situação de fome. Conforme os resultados do levantamento, foram registradas cerca de 3 milhões e 674 mil pessoas em situação de insegurança alimentar grave durante a pandemia. De acordo com a PENSSAN, o Brasil possui 19 milhões de pessoas passando fome.

Caracterizado pelo clima quente e seco, e com 7,7 milhões de moradores, a região do semiárido compreende os estados da região Nordeste e algumas regiões de Minas Gerais. Outro fator que identifica essa região é o longo período de seca e baixo índice de chuva.

Para os pesquisadores, a falta de investimento em políticas públicas ameaça à retomada de uma realidade vivida entre 2003 e 2004, marcada pelo alto número de famílias morrendo devido a fome e a sede. No orçamento da União de 2021, as despesas discricionárias chegaram ao menor índice da história, com um corte de R$ 17,2 bilhões.