Por unanimidade, servidores da UFBA aprovam adesão à Greve Geral

Os Técnico-Administrativos em Educação da UFBA aprovaram, por unanimidade, adesão à Greve Geral do dia 14 de junho, convocada pelas Centrais Sindicais e orientada também pela FASUBRA. A decisão foi tomada em assembleia, na manhã desta quinta-feira (06/06), na ASSUFBA.

A mobilização é contra a reforma da Previdência, os cortes na Educação, pela retomada do crescimento econômico com geração de empregos e renda. Em Salvador, está proposto manifestação às 6h, na Rótula do Abacaxi e às 15h tem passeata com saída do Campo Grande. As Centrais vão avaliar se têm força para duas atividades no mesmo dia.

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, chamou atenção para a necessidade de participação da categoria e envolvimento de outros atores da sociedade. “Parece que uma parte da população ainda não acordou. Muita gente não sabe o que, de fato, é a reforma da Previdência. O  desgoverno Bolsonaro quer passar o trator nos trabalhadores e contra isso vamos lutar”.

Posicionamento compartilhado pelo Coordenador de Assuntos Jurídicos, Paulo Vaz. “Temos de contra-atacar e ajudar as parcelas da sociedade que ainda não conhecem os perigos do projeto. Nós que somos organizados temos a obrigação de ser a ponta de lança com as informações precisas sobre o assunto”.

Durante a assembleia, os servidores também aprovaram a retirada dos delegados(as) que participarão da Plenária Nacional da FASUBRA,  neste sábado e domingo (08 e 09/06), em Brasília. Os representantes são Rildo Conceição/UFRB; Aída Maia/UFRB/DIREÇÃO; Francisco Vilares; Edilene Costa e Edgar de Jesus/APOSENTADOS, e Valmiro dos Santos. 

Adicionais Ocupacionais

Outro assunto tratado foi a retirada dos Adicionais Ocupacionais dos servidores nas várias unidades/órgãos da universidade. Desde o início do ano, a UFBA suspendeu os pagamentos de mais de mil técnicos. Após rápida atuação do Sindicato que, além de buscar diálogo com a Prodep, ingressou com ação na Justiça, 873 trabalhadores tiveram os valores devolvidos. É o que informou à ASSUFBA o Coordenador de Gestão e Pessoas, Jeilson Andrade, durante reunião nesta terça-feira (04/06). 

O Coordenador Jurídico do Sindicato, Paulo Vaz, repassou aos presentes as informações da Prodep, de que há dificuldade para concluir a migração dos dados para o novo sistema por conta da ausência de laudos atualizados em algumas unidades/órgãos e outros inconclusivos. Diante disso continuaremos o diálogo com o SMURB (Serviço Médico Universitário Rubens Brasil)  para a realização de mutirão visando a celeridade do processo de restabelecimento do direito. 

Ofício Circular

Embora não tenha sido notificada pela UFBA, a ASSUFBA, foi surpreendida através das redes sociais, pelo Ofício Circular nº 08/19, emitido pela Prodep, que trata da retomada da “rede de colaboradores”, formada por representantes das unidades/órgãos. Surpresa, a Coordenação do Sindicato manifestou a sua preocupação com o documento e contra a atitude da instituição que foi tomada sem qualquer diálogo com a entidade.

Na assembleia, a servidora Cristiane Pinto informou que o ofício é uma resposta à demanda de um grupo de servidores, que fez um abaixo-assinado com a intenção de retomar a “rede de colaboradores”.

A notícia caiu como uma bomba na Assembleia Geral. Causou estranheza, desconforto e muita revolta entre os/as servidores(as) presentes e a Coordenação da entidade. O abaixo-assinado circulou de forma silenciosa na base da categoria: nunca foi tratado em assembleia ou com os membros da Coordenação da ASSUFBA. Muitos dos que estavam no auditório nem sequer tinham ouvido falar do documento.

Os coordenadores da ASSUFBA, assim como muitos técnicos que pediram a fala para avaliar o documento em análise, ressaltaram receio com o fato de se criar um ente dentro da estrutura organizacional da Universidade, que abre as portas para o desenvolvimento de uma forma de atuação paralela ao Sindicato.

“No final dos anos 80 e início dos 90 fomos cercados pelo SINTEST. Nos reitorados dos professores Naomar de Almeida Filho e Dora Leal Rosa tentaram este mecanismo “paralelo” e foram desmascarados. Agora deram um “grande passo para a nossa categoria” rumo ao paralelismo sindical. Um absurdo!”, afirmou o Coordenador do Sindicato, Antonio Bomfim Moreira.

Preocupados com a situação, foram discutidas e encaminhadas algumas ideias apresentadas na assembleia, que colocadas em regime de votação. Os presentes aprovaram, por esmagadora maioria, que o Sindicato encaminhe por Ofício o pedido de revogação imediata do ofício da PRODEP, que cria a “rede de colaboradores”. Entende-se por colaborador, de acordo com o dicionário, “pessoa que ajuda outra em suas funções: 1 assistente, assessor, adjunto, ajudante, auxiliar, auxiliador, cooperador, cooperante, funcionário, coadjuvante, cúmplice, contribuinte, cooperário, coadjutor”.

A assembleia aprovou ainda que a representação dos TAE’s no CONSUNI reafirme a posição da assembleia durante a próxima reunião Ordinária do Conselho Universitário.