Presidente descumpre promessa de aumento de 5% para servidores federais 

O Presidente da República Jair Bolsonaro foi contra a própria promessa de aumento de 5% para o funcionalismo federal em 2022. O Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa), encaminhado nesta terça-feira (31/08) para o Congresso Nacional, não prevê reajuste para os servidores públicos, que estão com salários congelados há anos. 

O assunto não é prioridade para o secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Bruno Funchal. O parlamentar deixou claro que o espaço orçamentário não garante a correção das remunerações. “Não tem previsão de reajuste. O orçamento já está muito apertado. Tendo algum tipo de mudança por conta dos precatórios, vão ser definidas prioridades no orçamento. Não cabe agora a gente falar nisso”, enfatizou.

A proposta ainda prevê 41.716 novas vagas a serem preenchidas por concurso público e mais 13.300 para promoções e progressões. Contudo, o alto número de aposentadorias (em 2020, foram mais de 38 mil), deixa evidente a dúvida se a ação é equivalente.