Pressão da comunidade universitária faz COUN rejeitar Ebserh

A pressão da comunidade acadêmica deu resultado. O Conselho Universitário da UFPR aprovou resolução em que rejeita entregar à Ebserh a administração do Hospital de Clínicas.

A reunião do COUN ocorreu na manhã desta quinta-feira, 30 de agosto, na Reitoria da universidade. A decisão foi unânime e por aclamação.

A rejeição da Ebserh era uma das reivindicações que os servidores técnicos administrativos da UFPR apresentaram à Reitoria na greve deste ano. É uma luta de toda comunidade acadêmica.

Mas é certeza de todos que a resistência à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares não acabou. O governo federal está criando a Ebserh para administrar os hospitais universitários de todo o país. Vai usar todos os mecanismos para impor o modelo privado de administração também ao HC da UFPR.

Se isto acontecer, o HC não será mais da UFPR. A universidade perde autonomia no gerenciamento deste hospital-escola, que passa a ser preparado para privatização.

Por tudo isto, vamos manter a luta em defesa do HC 100% público vinculado à Universidade Federal do Paraná, para realizar suas funções de ensino, pesquisa e extensão e atender ao SUS.

Fonte: http://www.sinditest.org.br/