Prestação de Contas da ASSUFBA do segundo semestre de 2022 é aprovada em Assembleia Geral Virtual

Em Assembleia Geral Virtual ocorrida nesta quarta-feira (01/02), os(as) filiados(as) à ASSUFBA aprovaram, por esmagadora maioria, a Prestação de Contas da entidade do segundo semestre de 2022. Do total de sindicalizados que participaram da Assembleia Geral, 86% votaram a favor, 3% contra e 11% se abstiveram do Parecer do Conselho Fiscal, que indica a aprovação das contas.

A Coordenadora Geral da ASSUFBA, Nadja Rabello, apresentou a Prestação de Contas aos presentes e leu o Parecer do Conselho Fiscal. Renato Jorge aproveitou para informar à categoria que, visando ampliar a acessibilidade na sede da ASSUFBA, o Sindicato estuda a possibilidade da instalação de um elevador para melhorar o atendimento dos(as) sócios(as), fortalecendo a infraestrutura da entidade.

A assembleia também discutiu a conjuntura nacional. O Coordenador Geral, Renato Jorge, lembrou que nesta quarta-feira (01/02), o governo Lula completa um mês com grandes desafios e avanços democráticos, como a alteração de pontos da reforma trabalhista. “Por conta do desmonte dos últimos anos, o Brasil está em frangalhos. Há também uma insatisfação da categoria, que está há sete anos com os salários congelados, amargando prejuízos e sucessivos ataques aos direitos”.

Em função dos lamentáveis ataques terroristas ocorridos na Praça dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro, em Brasília, Renato propôs uma Moção de Repúdio, pela tentativa de tomar o governo de forma violenta, além de reafirmar a cobrança pela punição dos envolvidos.

A categoria também aprovou uma Nota de Solidariedade ao povo Yanomami, que passa por uma grave crise humanitária e sanitária instalada em seu território pelo governo Bolsonaro. O Sindicato, junto com a categoria, se soma à campanha nacional para arrecadar fundos a fim de socorrer a população indígena em Roraima. Abaixo o genocídio.

A Coordenadora da ASSUFBA e da FASUBRA, Lucimara da Cruz fez o informe nacional e, afirmou que este é um governo de frente ampla e estará em disputa constante, o que significa que, para alcançar vitórias, é necessário a unidade da categoria e o fortalecimento dos instrumentos de luta. Ela também informou que na próxima terça-feira (07/02), será reinstalada a Mesa Nacional de Negociação Permanente, uma reivindicação das entidades representativas.

Nesta terça-feira (31/01), aconteceu a reunião do GT Carreira da FASUBRA. A Coordenadora da ASSUFBA, Adelmária Ione, participou e informou que foi discutida a minuta de Programa de Gestão de Desempenho e Teletrabalho para as instituições federais de ensino. O documento deve ser apresentado no dia 13 de março.

O Carnaval vem aí. Os(as) servidores(as) associados(as) podem curtir a folia momesca no Espaço Universitário, que funciona de 17 a 21 de fevereiro, no Complexo Esportivo da UFBA, em Ondina.

Os(as) filiados(as) à ASSUFBA têm a gratuidade garantida. Para cadastrar dependentes, os(as) associados(as) devem entrar em contato com o número (71) 99916-7697 e falar com Carol. O público externo pode aproveitar o valor promocional de R$ 100,00 a cada dia. É importante dizer que só é permitida a entrada de crianças acima de 12 anos, acompanhadas dos responsáveis.

Eleições
O presidente da Comissão Eleitoral, Agnaldo Nascimento, falou sobre os ritos das Eleições da ASSUFBA, que acontece nos dias 7 e 8 de fevereiro. Ele informou que foram enviados ofícios às unidades/órgãos informando sobre o pleito e que todo o trabalho tem sido conduzido de forma muito transparente e democrática.

O assessor jurídico da Comissão, Audálio Neto, deu os informes sobre os pedidos de impugnação apresentados pelas chapas concorrentes e afirmou que o processo transcorre dentro da normalidade prevista no Estatuto da ASSUFBA e no Regimento Eleitoral vigentes. A categoria aprovou a homologação de todos os atos da Comissão Eleitoral. Os votos favoráveis somaram 93%, os votos contrários 1%, e as abstenções, 6%. Assim, os(as) servidores(as) referendaram o processo eleitoral conduzido pela Comissão Eleitoral em estrita observância as normas estatutárias.

Ao final da assembleia, o advogado Dr. Hugo Leonardo atualizou os(as) servidores(as) sobre o andamento dos processos jurídicos movidos pela entidade.