Prevenção contra a Covid-19 deve continuar. OMS se preocupa com surgimento de novas variações do vírus

A pandemia de Covid-19 tem apresentado queda nos índices em todo o mundo, principalmente após as doses de reforço da imunização contra o vírus. No entanto, apesar de os novos casos terem queda de 17%, na última semana, e as mortes pela doença recuarem 3%, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que há uma preocupação significativa diante do surgimento de subvariantes da variação viral Ômicron.

A África registrou aumento de 31% em novos casos nos últimos sete dias. Contudo, as mortes caíram 56% no continente. Para a OMS, esse aumento está relacionado ao surgimento das subvariantes BA.4 e BA.5 da Ômicron, identificadas pela primeira vez na África do Sul em meados de abril.

A Organização afirma que ainda é cedo para definir se as subvariantes provocam casos mais agudos da doença. Por outro lado,  destaca que os dados preliminares indicam que as vacinas disponíveis atualmente ainda protegem contra as cepas. De acordo com a OMS, desde o início da crise sanitária, há mais de dois anos, o mundo registrou 511 milhões de casos de Covid-19. As mortes pela doença somam 6,2 milhões.