Primeira reunião do GTI da Negociação Coletiva, aconteceu nesta terça-feira (23)

Em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) participou da primeira reunião do GTI (Grupo de Trabalho Interministerial), nesta terça-feira (23/05). O objetivo é  elaborar uma proposta de reestruturação das relações de trabalho e valorização da negociação coletiva, instituída pelo decreto nº 11.477, de 06 de abril de 2023.

O Grupo de Trabalho Interministerial é tripartite e composto por 36 membros titulares e igual número de suplentes. O GTI fica no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego, para tratar sobre a democratização das relações do trabalho fortalecer o diálogo entre o governo federal, os trabalhadores e os empregadores. 

O presidente da CTB, Adilson Araújo, participou da reunião e demonstrou confiança no GTI. “Seguimos confiantes que precisamos urgentemente corrigir o grave desequilíbrio entre o capital e o trabalho trazido pela Lei 13.467, de 2017, da reforma trabalhista. Estabelecer o equilíbrio será mais do que necessário, contudo, isso só será possível com a revisão de pontos que segue impondo dificuldades para a negociação coletiva a exemplo do fim da ultratividade, assim como o pleno direito do custeio material das entidades sindicais. O novo ciclo que se inaugurou com a eleição do presidente Lula reclama atenção para um projeto nacional de desenvolvimento assentado na valorização do trabalho”, afirmou