Primeira vacinada no Brasil é uma mulher, negra e enfermeira

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou no domingo (17/01), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, que será fabricada e distribuída no Brasil pelo Instituto Butantan, e da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca.

A primeira brasileira a receber uma dose da vacina Coronavac neste domingo (17/01) foi uma enfermeira negra do hospital Emílio Ribas, em São Paulo. Mônica Calazans, de 54 anos, está há oito meses na linha de frente do combate à Covid-19.

Bahia

O Ministério da Saúde envia as doses para os estados na manhã desta segunda-feira (18/01). A Bahia terá como base para recebimento das vacinas, a sede do Graae (Grupamento Aéreo da Polícia Militar), na região do Aeroporto de Salvador. A expectativa é que a fase 1 da vacinação tenha início nesta quarta-feira (20/01).

A ASSUFBA lembra que, apesar do início da imunização, os cuidados contra a transmissão da Covid-19, como o uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social, devem continuar. Mesmo com todo o negacionismo do governo Bolsonaro e da ineficiência do Ministério da Saúde, o começo da vacinação é, sem dúvida, uma vitória para o povo brasileiro. Viva o SUS! Viva a Ciência!.