Primeiro pedido coletivo de impeachment contra Bolsonaro é entregue a Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados recebeu, nesta quinta-feira (21/05), o primeiro pedido coletivo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. O documento é expedido por mais de 400 entidades da sociedade civil, pessoas públicas e partidos da oposição, sendo o primeiro de cunho suprapartidário e de amplos setores da sociedade brasileira.

O presidente é acusado de cometer crimes de responsabilidade e atentar contra a saúde pública nos episódios em que ele estimulou e compareceu nas manifestações de rua, violando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O processo também cita os discursos de Bolsonaro contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o ato em que ele convidou empresários para irem à Suprema Cortee e declararem guerra contra os governadores que adoram medidas contra a Covid-19. Ele também é acusado de incitação de sublevação das Forças Armadas contra a democracia.

Juristas, partidos de oposição e organizações sociais acusam ainda o presidente de crimes contra o livre exercício dos poderes constitucionais, o livre exercício dos direitos políticos, individuais e sociais, contra a segurança interna do país e contra a probidade administrativa.