PROEXT ingressa em programa de consumo consciente da água

A Proext ingressa no Programa de Uso Racional da Água e Energia (AGUAPURA), desenvolvido na UFBA desde 2005, que incentiva o consumo moderado da água e energia a partir da redução de perdas e desperdícios. A Pró-Reitoria de Extensão da UFBA instalou um hidrômetro específico para o órgão, a fim de realizar a sua medição de água separada da Faculdade de Comunicação, como ocorre atualmente.

“Até o momento a Proext não podia realizar esse controle, pois não possuía equipamentos próprios de medição de água e energia. Solicitamos ao AGUAPURA a instalação de medidores próprios, o que já foi realizado para o sistema de abastecimento de água”, explica Pedro Rocha, Coordenador de Programas e Projetos da Proext. Segundo Vitor Barboza, funcionário da Proext responsável pelo registro das informações de consumo diário, o hidrômetro já está instalado e funcionado, enquanto o medidor de energia deve ser colocado em breve.

O objetivo principal do AGUAPURA é ampliar a consciência ambiental através da utilização racional da água e da energia. Entre os resultados já alcançados, pode-se destacar a redução para menos 1/3 do consumo inicial na Escola de Medicina Veterinária, na Escola Politécnica e na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. A Rede de Tecnologias Limpas (TECLIM) é o grupo que viabiliza o AGUAPURA na UFBA, coordenado pelo professor da Escola Politécnica da UBFA, Asher Kiperstok.

 Qualquer cidadão pode monitorar o seu consumo de água por meio do cadastro no site do Programa Aguapura.

Fonte: www.ufba.br