Quarta-feira tem Plenária em defesa da Previdência e das aposentadorias

Nesta quarta-feira (20/02), acontece uma Plenária Nacional em defesa da Previdência e das Aposentadorias, a partir das 10h, em frente à sede da Previdência Social, no Comércio, Salvador. O ato é organizado pelas centrais sindicais, inclusive a CTB. Além dos sindicatos, é importante que a população também participe. 

No mesmo dia, está previsto o envio da proposta da reforma da Previdência do governo Bolsonaro ao Congresso Nacional. O texto prevê idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres ao final de um período de transição de 12 anos.

A proposta é prejudicial, sobretudo, para os mais pobres e os trabalhadores e trabalhadoras rurais, cuja perspectiva de vida é menor do que a média nacional.

Como se trata de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), a reforma precisa do apoio mínimo de três quintos dos deputados (308 dos 513) para ser aprovada e enviada ao Senado.

Vale lembrar que hoje é possível se aposentar sem idade mínima, a partir dos 35 anos de contribuição (homem) ou dos 30 (mulher) ou, por idade, a partir de 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher) com tempo mínimo de 15 anos de contribuição. Pela regra da fórmula 86/96, que soma a idade e o tempo de contribuição, no caso das mulheres essa soma deve resultar em 86 e, no dos homens, 96.