Quinta-feira, 8 de março, tem Marcha de Mulheres, na Piedade, com concentração às 13h

Este ano, o 8 de março, Dia Internacional da Mulher tem como tema Mulheres: resistir e transformar!, em diálogo com o Fórum Social Mundial, que acontece de 13 a 17 deste mês, em Salvador. Na atividade, movimentos sociais e diversas organizações vão se reunir para debater estratégias de enfrentamento e resistência à conjuntura atual de genocídio, racismo, machismo, fundamentalismo, xenofobia e ódio religioso.

Em Salvador e demais localidades da Bahia, nesta quinta-feira (08/03), as mulheres vão parar e aderir à chamada da Greve Internacional de Mulheres, que desde o ano passado, conclama para unidade os diferentes setores da luta feminista pelo fim da violência contra a mulher. A concentração é às 13h, na praça da Piedade.

 

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil, a taxa de feminicídios é de 4,8 para 100 mil mulheres. É a quinta maior do mundo. De 2003 a 2013, segundo o Mapa da Violência sobre homicídio entre o público feminino, o número de assassinatos de mulheres negras subiu 54%. Passou de 1.864 para 2.875.

Em igual período, a quantidade anual de homicídios de mulheres brancas teve retração de 9,8%, saiu de 1.747 para 1.576. Do total de feminicídios registrados em 2013, 33,2% dos homicidas eram parceiros ou ex-parceiros das vítimas.