Reforma Administrativa perde cada dia mais apoio. Lira põe proposta na geladeira

O empenho da equipe do governo federal para aprovação da PEC 32 ultrapassa limites. Como se não bastasse a proposta de compra de votos, de acordo com o  jornal Valor Econômico, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira recentemente informou que a Reforma Administrativa permanecerá na gaveta até que ocorra a mobilização dos setores interessados em aprová-la.

A manipulação vem desde a exclusão de cargos, como de juízes e promotores, do texto da PEC 32/20, sob o argumento de que seria inconstitucional tratar destas categorias pela via legislativa. Uma emenda que os incluísse teria grande apoio, mas a aprovação poderia aumentar as resistências à proposta no Senado Federal e ampliar as chances de judicialização.

A reforma foi aprovada pela comissão especial da Câmara dos Deputados há 3 semanas, mas Lira praticamente não fez reuniões sobre o tema desde então. Enquanto isso, paralelamente, centrais sindicais e os servidores continuam em atuação constante pela derrubada definitiva da proposta. A luta não pode parar.