Reitoria da UFRB manifesta sua preocupação com a conjuntura nacional

A Reitoria da UFRB vê com preocupação a grave crise institucional que se abate sobre nossa Nação e as consequências da escalada de intolerância e de quebra da harmonia entre os poderes da República. O pluralismo político é um dos fundamentos de nossa República Federativa. Da mesma forma, nossa Constituição estabelece a independência e harmonia dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia é fruto da mobilização do povo baiano na prática de sua cidadania, processo inerente ao pleno exercício da democracia. E é dentro do Estado Democrático de Direito que a mobilização social é possível sem que se pague o preço da repressão e do arbítrio. Portanto, sem democracia, a conquista de nossa universidade não teria sido possível.

Por tudo isso, a Reitoria da UFRB indica que nossa comunidade acadêmica amplie o debate sobre a atual conjuntura nacional, na busca de uma unidade institucional em defesa da nossa tão recente e cara democracia, por ter como convicção que o Estado de Direito é condição para a garantia dos direitos sociais, dentre eles, o direito à educação pública de qualidade.

Em defesa da democracia, em defesa da UFRB!

Silvio Luiz de Oliveria Sogila
Reitor

Georgina Gonçalves dos Santos
Vice-Reitora