Reitoria recebe vereadores e esclarece o projeto do novo hospital da FURG no Campus Carreiros

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Cleuza Maria Sobral Dias e o vice-reitor Danilo Giroldo receberam na Reitoria os vereadores Jair Rizzo e Flavio Maciel (PSB), Paulo Roldão (PRB) e Julio Cesar Silva (PMDB). A pauta da reunião foi o projeto da FURG de construção de uma nova unidade hospitalar de ensino (Hospital Universitário) na área do Campus Carreiros.

O vereador Jair Rizzo havia divulgado requerimento de sua autoria, na Câmara de Vereadores, para construção do anexo do HU, o que levou a FURG a lançar Nota de Esclarecimento informando que a Instituição já possui o projeto de uma unidade do HU no Campus Carreiros. O projeto com anuência dos Conselhos Superiores foi protocolado no MEC em 09 de abril do corrente ano.

A reitora explicou que ficou surpresa com a divulgação na imprensa do requerimento dispondo sobre a proposta de um hospital da FURG, sem que a Instituição tenha sido contatada. Explicou, no entanto, que a FURG é receptiva ao apoio da Câmara de Vereadores.

Conforme Cleuza Dias, a construção de um novo hospital de ensino exige o atendimento de vários critérios para a certificação, dentre eles um número mínimo de cursos na área da saúde. Estes e outros aspectos foram avaliados pela Direção do Hospital juntamente com a Reitoria e Conselhos.

Além disso, uma preocupação ressaltada pela reitora é a forma de contratação dos servidores, considerando o contexto atual vivido pelo HU. Não é possível colocar um hospital em funcionamento só com o prédio, sendo necessários novos funcionários e equipamentos. Os vereadores concordaram que será necessário que todos trabalhem em conjunto.  Explicaram que, se cada um dos 21 vereadores ligados aos deputados federais de seus partidos obtiverem uma emenda parlamentar, é possível reunir recursos suficientes para equipar o hospital, após a construção do prédio no Campus Carreiros.

OCEANTEC – Ao final da reunião, os vereadores pediram mais informações sobre o Parque Tecnológico Oceantec, que a FURG está também construindo no Campus Carreiros, integrando o Programa Estadual de Parques Tecnológicos. O vice-reitor Danilo Giroldo afirmou que está à disposição para participar de audiência pública explanando o projeto, que já tem o apoio da Prefeitura Municipal, tanto através da administração passada quanto da atual gestão. Os parques tecnológicos se desenvolvem a partir da integração entre sociedade civil, governos e universidades.

 

Fonte: http://www.andifes.org.br