Relatório aponta aumento da violência contra os povos Indígenas

O relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil de 2018, divulgado pelo CIMI (Conselho Indigenista Missionário), evidencia a ofensiva sobre as terras tradicionais e maior número de assassinatos de indígenas. 

Lançado anualmente pelo CIMI, o relatório registou somente de janeiro a setembro deste ano, 160 “invasões possessórias” de terras indígenas. Em 2018, foram 109 casos desse tipo de violação seguido de exploração ilegal. Já em 2017, foram 96 ocorrências.

Os casos de assassinatos também tiveram aumento. Somente em 2018, foram 135 assassinatos registrados no país. No ano anterior, 2017, foram notificados 110 casos. Os estados com mais casos foram Roraima (62) e Mato grosso do Sul (38).

O relatório acrescenta que ocorreram 941 casos de violências contra o patrimônio desses povos em 2018. A demora ou omissão na regularização das terras responderam por 821 casos em 2018, o que já mostra um enfraquecimento da Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

A Secretária de Políticas Sociais da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Vânia Marques Pinto, em entrevista para o Portal Vermelho, afirma que esse levantamento aponta uma situação muito grave pois os povos indígenas não sobrevivem sem suas terras e o governo de Jair Bolsonaro incentiva as invasões e a violência.

 

Foto: Agência Brasil