Relatório da Cepal afirma que sem controle da pandemia, não haverá recuperação da economia

A Organização Pan-Americana de Saúde e pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) divulgou um documento em que condena atitudes de desprezo com a medidas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), além da falta de investimento na área hospitalar e socioeconômicas.

A entidade afirmou que sem os devidos investimentos para permitir o isolamento social em plena curva de contágio ascendente, em detrimento da economia, não tem como se obter resultados positivos.

O órgão, que faz parte da Organização das Nações Unidas (ONU), informou também que as medidas de saúde destinadas a controlar a pandemia, incluindo quarentena e distanciamento social, devem ser implementadas em conjunto com medidas sociais e econômicas destinadas a mitigar os efeitos da crise.

Ainda de acordo com a Cepal, a pandemia causou a recessão mais repentina da história, o que implicará em queda de 9,1% da economia regional em 2020. Além de aumento do desemprego e da taxa de pobreza, para atingir cerca de 37% da população, e um crescimento da desigualdade.

Confira o documento na íntegra clicando aqui.