Retorno e insegurança: 90% dos servidores temem voltar ao trabalho presencial e transmitir Covid-19

Em pesquisa realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com Banco Mundial e Ministério da Economia, 90% dos servidores públicos federais estão preocupados com uma possível contração da Covid-19 no trabalho e contagiar familiares. O levantamento foi feito entre os meses de agosto e setembro, com participação de 42.793 servidores de 19 órgãos públicos da União, estados e municípios.

A divulgação do resultado desta pesquisa ocorreu após a pasta da Economia publicar uma Instrução Normativa (IN) com orientações sobre retorno gradual ao trabalho presencial, nesta terça-feira (3/11).

Ainda conforme a pesquisa, 45% dos servidores desejam ter a opção de trabalho remoto em tempo integral, mesmo depois da pandemia da Covid-19. Em contraste a este dado, apenas 12% se sentem confortáveis em retornar em tempo integral.

Entre aqueles que são totalmente contrários ao retorno, somam 38%. Outros 35% dizem estar dispostos a voltar em escala rotativa ou alternativa.

A IN 109, publicada pelo Ministério da Economia, que autoriza o retorno ao trabalho gradual e presencial, indica que a presença de servidores e empregados públicos em cada ambiente de trabalho, neste primeiro momento, não deverá ultrapassar 50% do limite de sua capacidade física. Além disso, deve ser mantido o distanciamento mínimo de um metro. Acesse o documento clicando aqui.