Reunião Ampliada com a Seção do COM-HUPES debate conjuntura e demandas internas

Os impactos da Reforma da Previdência para os trabalhadores, em especial dos Hospitais Universitários, estiveram entre os pontos de debate na Reunião Ampliada com a Seção do COM-HUPES, ocorrida nesta segunda-feira (22/07).

A proposta do governo Bolsonaro, entre outras coisas, eleva a idade mínima para requerer a aposentadoria, prejudicando milhões de brasileiros que não poderão ter acesso ao benefício. Outro tema tratado na reunião foi o Future-se, programa lançado pelo Ministério da Educação, que abre brecha para a privatização das universidades e institutos federais.

O Future-se além de colocar em risco a autonomia universitária, ataca fortemente o SUS (Sistema Único de Saúde), por abrir brechas para o atendimento por convênios nos Hospitais Universitários.

Como encaminhamento, ficou acertado que um novo encontro será marcado, com a presença da deputada federal e servidora licenciada da UFBA, Alice Portugal, para aprofundar a discussão sobre a Reforma da Previdência e o Future-se.

O impasse sobre o processo eleitoral para escolha da direção do COM-HUPES também foi debatido. A Chapa vencedora, que tem à frente Dr. Antônio Carlos Moreira Lemos e a enfermeira Valdira Rodrigues, obteve 500 votos dos Técnico-Administrativos em Educação. Mas, por conta de diversas demandas externas e pedidos de vistas, a Chapa não foi nomeada. Já são oito meses sem resolução do caso. Um absurdo.

No dia 8 de agosto, acontece reunião do Conselho Gestor, com a presença da comunidade do HUPES, para que o assunto seja tratado. Na ocasião, será analisado o Relatório da Comissão Eleitoral. O Sindicato espera que, de fato, a questão seja resolvida e a vontade das urnas respeitada.

Outro ponto de pauta foram as denúncias feitas pelos trabalhadores de assédio moral por parte da chefia dos Laboratórios (Centro de Material e Esterilização). O assunto foi amplamente debatido e uma nova reunião vai acontecer com a presença do superintendente do HUPES, Dr. Antônio Carlos Lemos.

A reunião, que contou com a presença de 68 pessoas, foi bastante positiva. Além da categoria, participaram do encontro, os coordenadores da ASSUFBA, Almira do Rosário, Antônio Bomfim Moreira e Renato Jorge Pinto, e os membros da Seção do COM-HUPES.