Reunião do Consuni aprova por unanimidade posição contrária ao Future-se

Em Reunião Extraordinária, o Consuni (Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia) rejeitou, por unanimidade, o programa Future-se.

A atividade aconteceu no Salão Nobre da Reitoria, no dia 29 de outubro e contou com a presença dos Conselheiros(as) Universitários(as), além das entidades estudantis e sindicais da comunidade UFBA.

Entre os Conselheiros, o primeiro a falar foi o Coordenador de Comunicação da ASSUFBA, Antônio Bomfim Moreira, que leu o voto da representação dos Técnico-Administrativos em Educação ao Magnífico Reitor, João Carlos Salles, e demais conselheiros(as), em que está registrado a opinião coletivamente construída nos fóruns da categoria.

Em Assembleia-Geral da ASSUFBA, realizada no dia 31 de julho, no auditório da Sede Administrativa e com uma pauta ampla, foi discutido o programa Future-se do MEC para as Universidades e Institutos Federais. Na oportunidade, foi aprovado, por unanimidade, a opinião consciente da categoria contra a proposta do governo. Os servidores também reafirmaram a defesa do Art. 207 da Constituição Federal com mais de 200 trabalhadores(as) presentes.

 

 

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, elogiou as ações dos Técnico-Administrativos em Educação, estudantes e professores na luta pela educação e, mais uma vez, afirmou a posição da categoria que disse NÃO ao Future-se.

Renato também falou sobre a tragédia do derramamento de óleo nas praias do Nordeste e o importante papel dos voluntários na tentativa de reduzir os danos.

 

 

A decisão do Consuni teve amparo em pareceres apresentados por cada um dos conselheiros(as), resultado dos debates feitos no âmbito de cada unidade universitária, com a chancela de suas respectivas Congregações. Manifestaram-se também os representantes dos conselhos superiores e das categorias.

Confira o voto lido pelo Conselheiro Antonio Bomfim Moreira durante reunião do Consuni, acrescido do registro da participação do Coordenador Geral Renato Jorge Pinto, convidado democraticamente a falar pelo Reitor e Presidente da Andifes, João Carlos Salles:

 

Após finalizar a votação, o Magnifico Reitor, João Carlos Salles, procedeu com a abertura do IV Congresso da UFBA.