Rotina de funcionamento da Unilab é alterada como prevenção à pandemia de coronavírus

Na manhã desta terça-feira, dia 17 de março, a Reitoria da Unilab se reuniu com as chefias de diversas outras instâncias da universidade no Ceará e na Bahia, incluindo profissionais da área da saúde, docentes, técnico-administrativos e estudantes, somando um grupo de mais de 30 pessoas. O encontro teve por finalidade discutir a atual situação de ameaça diante do quadro crescente de contaminação pelo COVID-19, conhecido como Coronavírus.

Dentre as deliberações, foi definido o Comitê Institucional de Enfrentamento ao COVID-19 (CIEC/Unilab), com onze membros, que devem, sob a presidência do reitor, prof. Roque Albuquerque, acompanhar e avaliar o cenário, bem como elaborar estratégias e propor ações para combate à pandemia. O comitê foi institucionalizado por prazo indeterminado, por meio da Portaria da Reitoria nº 110/2020.

Durante o encontro foram compartilhadas informações técnicas fornecidas pelos representantes da saúde, e estudados possíveis cenários que a Unilab e a região possam vir a enfrentar a partir de três dimensões: a confirmação de casos no Brasil -> Ceará -> Redenção/Acarape; de forma análoga teríamos Brasil -> Bahia -> São Francisco do Conde.

Considerando a comprovação de casos em Fortaleza, mas nenhum na região do Maciço do Baturité; e tendo casos em Salvador e Feira de Santana, mas nenhum em São Francisco do Conde, concluiu-se que a Unilab estaria na dimensão 2 da projeção (cenário intermediário). A partir dessa constatação, e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, já uma série de medidas iniciais foram propostas como prevenção, de modo a reduzir riscos de chegar à dimensão 3 (cenário mais grave), seja no Ceará ou na Bahia.

  • – As aulas e atividades acadêmicas presenciais serão suspensas, cabendo à Prograd, Proppg e às Unidades Acadêmicas determinar de que forma atividades EAD ou outras medidas podem minimizar o impacto no calendário acadêmico.
  • – As atividades administrativas, dentro das possibilidades, serão executadas remotamente, cabendo a chefia de cada setor organizar a dinâmica de trabalho de modo a manter o funcionamento da instituição com o mínimo possível de ações presenciais.
  • – Viagens e afastamentos ficam cancelados ou suspensos, bem como quaisquer eventos acadêmicos.
  • – A circulação dos ônibus intercampi será suspensa, assim como será averiguada a diminuição de atividades contratadas.
  • – A partir do próximo dia 23, os Restaurantes Universitários (RUs) serão fechados. Excepcionalmente, do dia 18 ao dia 21 de março, o RU do Ceará funcionará somente no Campus da Liberdade e as refeições serão fornecidas em quentinhas, não sendo utilizado o espaço do refeitório e de nenhuma outra dependência da UNILAB.

Confira aqui informações sobre o vírus e as principais recomendações para reduzir risco de contágio.

Devido às restrições que envolvem o trabalho remoto, setores que lidam com o atendimento ao público, por exemplo, terão suas atividades disponibilizadas através de meios digitais. Confira alguns comunicados já divulgados pelos setores:

[COASE]

A Coordenação de Assistência à Saúde do Estudante (Coase) informa que os atendimentos presenciais estão suspensos. Os profissionais de saúde estarão disponíveis por meio do bate-papo do Hangouts, para orientações de saúde, no horário de 8h às 12h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O canal para atendimento, tanto para e-mail quanto Hangout, é coase@unilab.edu.br

[SGP]

A Superintendência de Gestão de Pessoas comunica que o atendimento da SGP se dará prioritariamente pelo e-mail sgp@unilab.edu.br e pelos ramais 6155/6145.

A SGP manterá revezamento de contingente mínimo da equipe para os casos cujo atendimento presencial é indispensável.

[DTI]

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) informa à comunidade que o serviço de web conferência está disponível através das plataformas MConf e Google Meet.

O MConf é um serviço de comunicação e colaboração da RNP que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. O serviço possibilita que, mesmo distantes geograficamente, os participantes compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela de seus computadores. Veja o tutorial de acesso aqui e mais informações no Manual do Usuário RNP. O Google Meet é um aplicativo do Google para Android, iOS e Web que oferece chamadas de vídeo pelo celular ou computador. Com uma interface simples, o app permite conversar com várias pessoas ao mesmo tempo e oferece integração com agenda de compromissos para sincronizar reuniões programadas. Para criar uma videochamada do Meet ou adicionar um link a um evento do Google Agenda, você precisa fazer login em uma conta do G Suite, que é o webmail utilizado institucionalmente. Veja o tutorial de acesso aqui.

 

 

Fonte: Unilab