Salvando vidas: medicamento essencial para o tratamento do câncer de mama é incorporado ao SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo em meio às situações precárias pela falta de investimento do governo federal, se aperfeiçoa para a população brasileira e salva vidas. Agora, pacientes que possuem câncer de mama podem contar com o medicamento Trastuzumabe Entansina.

O remédio é indicado em monoterapia – método em que o processo de tratamento é realizado utilizando apenas uma droga ou procedimento – para tratamento de pacientes classificados no nível HER2-positivo da doença e está incorporado ao SUS. Mais uma vez, a saúde no Brasil se sobressaiu diante das dificuldades enfrentadas, em prol do povo brasileiro.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2018, mais de 620 mil mulheres morreram de câncer de mama em todo o mundo. No Brasil, o número total de novos diagnósticos ao ano chega a 60 mil, resultando em uma taxa de incidência de 60/100 mil habitantes.

Em 2017, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) reportou 16.724 mortes em mulheres. No ano de 2018, o Brasil foi o quarto país com a maior incidência em câncer de mama e o quinto em mortalidade. Estima-se que a incidência entre as brasileiras nos próximos 20 anos terá um aumento de 47%, diz OMS.