Saúde das mulheres negras é abordada em conferência na UFBA

O Bacharelado de Estudos em Gênero e Diversidade (BEGD/UFBA) promove no próximo dia 04 de março a conferência “Saúde das Mulheres Negras”, com a participação da professora Denize Ribeiro, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e coordenadora do NEGRAS – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça e Saúde da UFRB.

O seminário acontece a partir das 18h30, no Auditório I do Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa (antigo PAF I), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que é celebrado no dia 09 de março. A atividade é desenvolvida pela disciplina Estágio Obrigatório I do BEGD/UFBA, em parceria com o Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação (GIRA). O evento é aberto ao público e serão emitidos certificados para os/as participantes.

Sobre a conferencista

Denize Ribeiro é graduada em Licenciatura em Nutrição e Dietética pela Universidade do Estado da Bahia (1985), Bacharel em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia (1993), Especialista em Desigualdades Raciais na Educação pelo CEAO/UFBA, Especialista em Saúde da Família pelo ISC/UFBA, Mestre em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (2002) e Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (2013).

Foi Coordenadora de Políticas Afirmativas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e Coordenadora do GT de Saúde da População Negra, da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (2009). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Antropologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde da População Negra, Saúde Coletiva, Políticas de Combate ao Racismo, Genocídio da População Negra, Pesquisa Ativista, Promoção da Equidade Racial e de Gênero, Feminismo Negro, Segurança Alimentar e Nutricional, Povos e Comunidades Tradicionais e Saúde no Candomblé.

Fonte: UFBA