Seis a cada 10 brasileiros sentem medo de perder o emprego, afirma pesquisa

O Brasil é um dos 10 países com maior número de trabalhadores com medo de perder o emprego. Dados do Instituto Ipsos revelam seis a cada 10 brasileiros sentem temor de ficar sem emprego nos próximos 12 meses. A pesquisa foi realizada a pedido do Fórum Econômico Mundial (FEM).

De acordo com o levantamento, a Rússia é o país onde que mais trabalhadores possuem este medo (75%), logo em seguida aparece a Espanha (73%). Com 63%, o Brasil aparece em nono na lista, mas com nível de preocupação alto. Entre os brasileiros, 32% disseram se sentir muito preocupados com a ameaça de demissão.

Um dos motivos que elevam o medo dos brasileiros é a pandemia. Desde o começo do período, a taxa de desocupação tem aumentado no país. No final de setembro, por exemplo, foi registrada a marca de 14 milhões de desempregados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em participação ao Jornal Brasil Atual, o diretor técnico do Diesse, Fausto Augusto Junior, disse que a estruturação do mercado de trabalho está relacionado ao medo dos brasileiros. “Os países como Brasil e Rússia, que possuem um mercado desestruturado, levam um receio muito grande para seus trabalhadores em relação à perda do emprego”.