Sem desculpas. Precatórios não pagam Auxílio Brasil e não é justificativa para falta de políticas efetivas federais

A desculpa de que os precatórios pagam os subsídios do Auxílio Brasil não passa de uma desculpa para institucionalizar o calote por parte do governo federal. Há possibilidades que vão para além do não pagamento das dívidas e que ainda beneficiaria a população que necessita do benefício, a longo prazo. 

O país tem de pagar as suas dívidas, aquelas que foram julgadas e transitadas em julgado. Além disso, a extensão do auxílio é necessária, o tornar  permanente e aumentar o número de pessoas carentes e vulneráveis que precisam dessa ajuda.

Nada justifica a desorganização do governo Bolsonaro e a carência de políticas públicas efetivas. Falta, por parte do governo federal, um plano de geração de emprego e renda, para afastar a ameaça da fome de milhões de brasileiros.  

A PEC 23 dos precatórios limita o valor de despesas anuais com precatórios, corrige seus valores exclusivamente pela taxa Selic e muda a forma de calcular o teto de gastos. A medida, aprovada pela Câmara dos Deputados, está sendo agora analisada pelo Senado.