Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá programação especial na UFBA

Entre 19 e 23 de outubro acontece a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que terá como tema “Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”. A UFBA promoverá uma ampla programação em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Palestras, mesas redondas, entrevistas, painéis temáticos, minicursos, jogos e performances artísticas serão exibidas durante os dias de evento, que é gratuito e realizado de forma virtual neste ano de 2020, com transmissão online nos canais oficiais das instituições parceiras.

A cerimônia de abertura será realizada na terça-feira (20), às 10h, com as participações do reitor João Carlos Salles, da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e dos reitores Ricardo Berbara, da UFRRJ, e Denise Pires, da UFRJ. “A importância da divulgação científica em tempos de pandemia” será o tema do encontro.

No dia 23, a UFBA vai apresentar atividades diversas em transmissões ao vivo através do Youtube da TV UFBA. Serão abordadas questões como a inteligência artificial na saúde digital, com o professor Manoel Barral Netto, da Faculdade de Medicina, as implicações da reforma administrativa (PEC 32) para as universidades públicas, com a professora Graça Druck, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, e a importância dos manguezais, com o professor Antônio Queiroz, do Instituto de Geociências (confira a programação completa abaixo). No mesmo dia, também será realizado um encontro sobre “Música e Psicanálise: uma possível interface”, com o professor Paulo Costa Lima, da Escola de Música.

Além das atrações exibidas em tempo real, a UFBA disponibilizou uma série de vídeos de eventos gravados durante o Congresso 2020 e de outros encontros virtuais realizados neste ano, que estarão disponíveis para acesso do público no canal oficial da Fiocruz http://snct.fiocruz.br/

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020 da UFBA reúne professores e pesquisadores das diversas unidades acadêmicas da UFBA. O evento que acontece anualmente conta também com o envolvimento de professores das redes públicas de ensino estadual e municipal das cidades de Salvador e Camaçari, no estado da Bahia.

Dentre as ações realizadas, os estudantes podem fazer visitas aos laboratórios didáticos, de pesquisa e museus das diversas unidades participantes da UFBA, com realização e construção de experimentos lúdicos e demonstrativos. Neste ano, devido à pandemia, as ações serão realizadas de forma remota, através de metodologias digitais como web conferência, seminários online, jogos digitais, dinâmica de grupos online, por meio de plataformas digitais e redes sociais virtuais. A programação completa da SNCT na UFBA estará disponível no site http://www.snct.ufba.br

A iniciativa visa popularizar a ciência de forma lúdica, interativa, interdisciplinar e transdisciplinar, proporcionando aos visitantes, estudantes e professores, oportunidades para ampliar seus conhecimentos, através do acesso à divulgação científica dos conteúdos formais já consolidados ou abordados em aulas, bem como acessar os recentes avanços científicos e sua correlação com os fenômenos do cotidiano e seus desdobramentos tecnológicos.

Também haverá programação durante da SNCT 2020 no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. Confira as atividades que serão realizadas aqui

Programação de transmissões da SNCT da UFBA:

snct programação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Edgar Digital