Semestre letivo começa com BUZUFBA

Sistema funciona das 6h30 às 22h30

O início das aulas do segundo semestre de 2012 da Universidade Federal da Bahia, no dia 21 de novembro, tem como novidade a entrada em operação do sistema de transporte gratuito por ônibus entre os campi de Salvador. Já conhecido como BUZUFBA o sistema é composto por quatro microônibus contratados, com capacidade para 27 passageiros sentados e 13 em pé. Todos os veículos possuem acessibilidade para usuários de cadeiras de rodas.

Antiga reivindicação dos estudantes, o BUZUFBA tornou-se um compromisso pessoal da reitora Dora Leal Rosa, viabilizado conjuntamente pelos pró-reitores Dirceu Martins (Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil), Paulo Vilaça de Queiroz (Pró-Reitoria de Administração) e suas equipes, foi planejado para facilitar a locomoção dos estudantes que têm aulas nos diversos campi da UFBA em Salvador. O professor Dirceu destaca: “Em 2012, atendemos duas das maiores reivindicações dos estudantes, inicialmente com a inauguração da Residência Universitária Estudante Frederico Perez Rodrigues Lima, a primeira residência da UFBA especialmente projetada e construída para este fim, e agora, com o BUZUFBA, facilitamos a locomoção dos alunos, melhorando, por consequência as suas condições de aprendizado”.

Operando em caráter experimental desde a segunda-feira passada, o BUZUFBA já provoca reações de entusiasmo: “É emocionante ver o BUZUFBA circulando. Entrar no ônibus e ver que é real. A luta valeu a pena!”, declara Hellen Cristhyan, estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades e Diretora do DCE.

ROTEIROS

O sistema de transporte funcionará de segunda a sexta-feira das 6h30 às 22h30, em intervalos de 20 minutos. Aos sábados, das 6h30min às 13h. Os ônibus não circulam aos domingos e feriados. Qualquer estudante da Universidade pode ter acesso ao “BUZUFBA” tendo em mãos o seu comprovante de matrícula e documento de identificação acadêmica com foto.

O terminal do transporte é o portão principal da UFBA, em Ondina, e foram definidos três itinerários:

B1. Ondina – Vale do Canela c/ retorno via Federação.

Portão principal de Ondina – Av. Ademar de Barros – Av. Garibaldi – Vale do Canela – Campo Grande – Rua Araújo Pinho – Reitoria – Rua Padre Feijó – Rua Caetano Moura – Av. Garibaldi – Av. Ademar de Barros – Portão principal de Ondina.

B2. Ondina – Vale do Canela Direto.

Portão principal de Ondina – Av. Ademar de Barros – Av. Garibaldi – Vale do Canela – Retorno no viaduto do Campo Grande – Av. Garibaldi – Av. Ademar de Barros – Portão principal de Ondina.

B3. Ondina – Vale do Canela c/ retorno via São Lázaro.

Portão principal de Ondina – Av. Ademar de Barros – Av. Garibaldi – Vale do Canela – Campo Grande – Rua Araújo Pinho – Reitoria – Rua Padre Feijó – São Lázaro – Rua Caetano Moura – Av. Garibaldi – Av. Ademar de Barros – Portão principal de Ondina.

Fonte: www.ufba.br