Servidor Gilmar Barbosa realiza exposição no Museu Naútico da Bahia, com materiais reaproveitados

Entre os dias 28 de março e 21 de maio, o servidor da UFBA Gilmar Barbosa realizará uma exposição gratuita no Museu Naútico da Bahia, na Barra. O horário de visitação é das 9h às 18h. Com suas obras inovadoras, que são produzidas de matérias de uso diário das pessoas, como talheres, conchas, ferro de passar roupa, o artista destaca a cultura baiana.

Com total apoio da Assufba, a exposição, que contará com mais de 30 obras, terá temas variados, mas com ênfase para os Orixás. Para Gilmar, a coordenação do Sindicato contribuiu bastante para que a exposição se tornasse realidade. “Gostaria de agradecer a coordenação da Assufba, que está compromissada com a cultura e com o esporte, e que vem me apoiando bastante nesse novo projeto”.

Conheça a história do artista:

Gilmar Barbosa de Carvalho, mais conhecido como Gilmar Bacar, é servidor da Universidade Federal da Bahia há 32 anos, e trabalha na SUMAI (Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura).

Há quanto tempo vem fazendo o trabalho com a arte?

Desde muito novo sempre tive interesse pela arte, mas no Brasil não há muito reconhecimento para essa área, inclusive a minha família, que até hoje não me reconhece como artista, pois acreditam que é uma especialidade que não tem futuro. Na própria Bahia, existem muitos bons artistas que não são reconhecidos e continuam no anonimato. E eu já caminho há 30 anos trabalhando com a arte.

Esse trabalho que venho fazendo agora é algo mais apurado. Trabalhei 12 anos no Museu Arte Sacra , com restauração, e foi lá que eu descobri a coisa do puro, do belo e do limpo. Então foi ai que tive a ideia de fazer algo com parafusos, que é um trabalho bem apurado e acabado.

Eu saí da solda para o parafuso. Além disso aproveitando matérias de uso diário das pessoas, como talheres, conchas, ferro de passar roupa, entre outras coisas.

Você demorou quanto tempo para fazer esses trabalhos?

Depende. Quando decido fazer algo, só me sinto satisfeito quando vejo o trabalho finalizado. Muitas pessoas pensam que meu trabalho é muito demorado, mas tem alguns que eu demoro de 2 a 3 horas. Mas é claro que tem projetos que são mais demorados.

Já realizou alguma exposição?

Já realizei diversas exposições, como na Bienal do Recôncavo, com material de sucatas.