Servidores da UFBA aprovam greve a partir do dia 22/11

Os Servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFBA aprovaram, por ampla maioria, adesão à Greve Nacional da FASUBRA em defesa dos serviços públicos, a partir do dia 22/11. A decisão foi tomada em Assembleia Geral, na manhã desta quinta-feira (16/11), na Faculdade de Economia.

Os servidores aprovaram ainda um calendário de ações. Na quarta-feira (22/11), a Coordenação da ASSUFBA e a categoria fazem ato, a partir das 7h30, no portão de Ondina. Na quinta-feira (23/11), acontece Assembleia, às 9h, na Faculdade de Economia. Logo em seguida, os trabalhadores saem em passeata no Centro de Salvador para chamar a atenção também da sociedade sobre o desmonte dos serviços públicos.

Também foi aprovado, por ampla maioria, o desconto do Fundo de Greve. Entre os eixos do movimento paredista, estão a defesa da carreira (PCCTAE), a negociação salarial e a revogação do PDV (Plano de Demissão Voluntária).

Durante a Assembleia, o Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, falou sobre a conjuntura nacional e lembrou da necessidade de construção de uma mobilização forte em todas as unidades da UFBA, além do envolvimento de outros atores da comunidade universitária. Os servidores também puderam opinar e sugerir sobre as estratégias de luta.

O Coordenador de Assuntos Jurídicos do Sindicato e membro da FASUBRA, Paulo Vaz, contou sobre como anda a greve nas outras entidades do Brasil e quais os próximos passos previstos, o que inclui Caravana à Brasília e reunião com a Andifes.

A Assembleia contou ainda com uma Performance Artística do Coordenador de Comunicação da ASSUFBA, Francisco Vilares, denunciando os abusos do governo Temer e a necessidade de reação para reverter o quadro.

 

Eixos da greve

Defesa da Carreira dos TAES!

Negociação Salarial Já! Nenhum direito a menos!

Contra o aumento da contribuição previdenciária! Não à Reforma da Previdência!

Revogação do PDV!

Em defesa do ensino superior público, gratuito e de qualidade!

Em defesa dos serviços públicos!

Contra o PLS 116/17 – demissão por avaliação negativa (fim da estabilidade)

Em defesa dos hospitais universitários.